Como A$AP Ferg usou o autocuidado para recarregar sua carreira musical

Robby Seabrook III

1º de Novembro de 2019

 

 

 

Entrevista: Robby Seabrook III
Nota do editor: esta história apareceu originalmente na edição de outono de 2019 da XXL Magazine

 

 

Em uma animada Sexta-feira no final do verão, Ferg está se misturando dentro do Juke Box Juice & Salad Bar, um pequeno restaurante pintado de azeitona no Harlem. Vestido com uma camiseta cinza justa e shorts preto Adidas by Stella McCartney, o repper de 31 anos conversa com os funcionários da loja sob o olhar atento das pinturas de Bob Marley e Jimi Hendrix. No meio de uma refeição pós-treino, ele oferece uma rodada de doses de suco para sua equipe e reflete sobre sua própria jornada de saúde, que incluiu um período de três meses como vegano (atualmente, sua dieta é “mais vegetais, menos carne”, diz ele). Observe atentamente a carreira dele e você verá que ele aplica a mesma disciplina e foco.

Faz oito anos desde que A$AP Ferg entrou na consciência pública do hip-hop depois de aparecer na mixtape de 2011 do ASAP Rocky, Live.Love.A$AP. Desde aquele verso inédito em “Kissin’ Pink”, o veterano do Harlem tem se esforçado continuamente como o membro mais prolífico de sua equipe A$AP Mob, lançando dois álbuns de estúdio (Trap Lord de 2013, Always Strive and Prosper de 2016) e duas mixtapes (Ferg Forever em 2014 e Still Striving em 2017), os quais produziram uma infinidade de itens básicos da lista de reprodução (de “Shabba” a “Plain Jane”). Por tudo isso, Ferg permaneceu de castigo.

Em Agosto, A$AP Ferg lançou seu EP Floor Seats, oferecendo uma nova visão de seu som barulhento, mas polido (incluindo algumas músicas que se aventuram no R&B). É um reinício rejuvenescido depois de dedicar os últimos dois anos a priorizar o autocuidado. Com Rocky de volta ao solo americano, após sua detenção altamente divulgada, quase um mês na Suécia, devido a acusações de agressão, Ferg está avançando em sua carreira solo enquanto volta a se interessar por seu novo amigo libertado. Ferg se senta com a XXL para falar sobre como manter sua individualidade na A$AP Mob, lições que aprendeu com o Wu-Tang Clan e como lidar com a ansiedade do sucesso.

 

XXL: Olhando para trás em sua carreira, você abriu caminho apesar de aparecer ao lado de outra estrela magnética no A$AP Rocky. Músicas como “Shabba”, “Work” e “New Level” resistiram ao teste do tempo. Por que você acha que tudo deu certo para você?

A$AP Ferg: Quando os artistas sabem quem são, não importa quem está por perto. Eu posso ficar perto de Jay-Z. Eu posso ficar ao redor de Kanye West. Eu ainda vou ser Ferg. Ferg tem sua própria marca. Ferg era Ferg antes de conhecer Rocky. Ferg era Ferg antes de me apresentar ao mundo do A$AP. Eu acho que é um sentimento de orgulho, um sentimento de confiança. É a minha família, do jeito que eles me criaram. Eu estava fazendo coisas importantes antes mesmo de começar a fazer rep. Eu estava exibindo camisetas para Bad Boy [Records] e fazendo coisas para Jadakiss e The Lox. Eu estava fazendo cintos e desenhando roupas para artistas. Eu tinha um negócio funcionando, então eu já me conhecia. Eu sabia o que poderia fazer se insistisse com isso. Ainda não é nada para mim ficar com artistas tão grandes quanto eu ou maiores que eu.

Seu último lançamento, Floor Seatts, soa como seu trabalho anterior com uma nova reviravolta. Como você continua a evoluir como artista?

É exatamente isso: foi feito para evoluir meu som e levar as pessoas a uma jornada. Além disso, tirando uma folga, muitos artistas sentem que precisam permanecer relevantes e apenas lançam música às vezes quando não têm nada a dizer. Eles caem de cara no chão. Eles se queimam. Eles queimam suas marcas e não se sentem mais especiais. Eu me recuso a fazer isso. Minha coisa toda é mística e ressoa com as pessoas.

A faixa-título do projeto parece ter um poder semelhante aos seus hits mencionados acima.

Esse é o poder da música. Quando eu me for e vou para a próxima dimensão, a música ainda está aqui. É por isso que é tão importante que divulguemos coisas que [são] intencionais e propositais, porque depois que saímos, a música ainda está aqui. É por isso que não tenho pressa de divulgar. Não apenas representa você, mas também representa para onde você está indo.

Você e Rico Nasty parecem um ajuste perfeito em “Butt Naked”. Ela é alguém que você procurou?

Ela é. Não precisava parecer muito, porque muitos bons artistas e boa música passam por mim antes mesmo de chegar ao mundo. Eu sabia sobre Desiigner [cedo]. Eu estava saindo com [Lil] Uzi [Vert] e colocando-o na música antes que ele explodisse. Eu sabia sobre Rico Nasty quando ela estava se preparando. Ela estava quente no subsolo antes de fazer sua aparição mainstream. Quando ouvi a música dela e fui apresentado ao visual dela, tudo era um personagem. Eu amo trabalhar com personagens. Ela queria pintar o mundo com suas cores. Ela queria estilizar seus fãs de uma maneira específica. Isso me lembra Missy [Elliott]. Isso me lembra Aaliyah, Ludacris, Busta Rhymes. Ela definitivamente faz parte da minha tribo, uma estrela em ascensão.

Eu queria trabalhar com mais mulheres nesse projeto [para] manter o movimento que estava acontecendo com o sucesso do remix de “Plain Jane” com Nicki [Minaj]. Eu percebi que as meninas adoram essa coisa. Elas amam [eu] estar em músicas com as garotas que amam. Eu queria fazer disso uma coisa, então comecei a trabalhar com Rico. Eu tinha uma música chamada “Wigs” com Antha, que é minha artista, e Asian Doll, [e] outra versão dela com City Girls.

Como o rep de Nova York mudou desde antes de você lançar a música?

O rep da cidade de Nova York mudou porque tínhamos acabado de adquirir um monte de novos artistas com um estilo diferente. Há muito canto e eles ficam cada vez mais jovens. Temos um Boogie, TJ Porter, Lil Tjay, [Jay] Gwuapo. Além disso, eles respeitam o que veio antes deles, apenas fazendo do jeito que são. Como fizemos do nosso jeito.

Onde a A$AP Mob chega à história das equipes de rep de Nova York, como G-Unit e Diplomats?

Não conheço o legado da A$AP Mob porque ainda o escrevemos. Difícil dizer. Eu sinto que ainda é cedo. Há tantas coisas que estou tentando pintar, quadros que estou tentando pintar, coisas que quero mostrar ao mundo. Eu sei que será grande. Já temos ótimas carreiras para que eu possa projetar que será um grande legado.

 

000076250007
Foto por Will Ziefert

 

Você já pensou que a equipe chegaria tão longe?

Eu sempre soube que seríamos grandes. Eu sempre soube que seria grande. Eu não sabia o que faria ou como faria, mas sempre soube que seria alguém influente e importante. Essa é a verdade. Mesmo antes de eu saber que seria um repper, eu sabia que seria alguém que pode obter coisas e ter algum tipo de poder.

Após a morte de A$AP Yams, a prisão de A$AP Rocky na Suécia, como vocês permanecem juntos, não importa o quê?

Não vejo isso como se pudéssemos superar qualquer coisa; eu apenas vejo isso como uma família. Você pode passar por discussões ou altos e baixos com sua família, mas no final do dia, essa ainda é sua mãe. Esse ainda é seu irmão. Esse ainda é seu primo. A diferença é que também somos parceiros de negócios. Quando olho para as histórias do Wu-Tang [Clan] e coisas assim, elas tiveram problemas de negócios. Eu nunca quero que isso fique entre nós. Mesmo quando Yams estava vivo. Você não pode ter medo de falar e expressar como se sente sobre as coisas que acha que não estão certas. Chegue a um acordo. Nunca permitimos que o dinheiro nos mudasse.

Eu sempre disse a Rocky, “Essa merda não significa nada se não pudermos ser amigos ou irmãos.” Quando você cresce, quem é você, quem é sua comunidade? Você vai ter um monte de imbecis por aí — pessoas que não se importam com você, você quase desmaia e morre e ninguém se importa em buscá-lo e melhorar você. Você não quer estar por perto. Deveríamos estar aparecendo nos casamentos um do outro e [ser] padrinhos e coisas assim. Não precisamos estar terminando sem música. Todo mundo lida com a fama de maneira diferente.

Nós somos do Harlem; nós éramos famosos antes de sermos famosos, então nada foi uma surpresa para nós.

É normal, agora que A$AP Rocky está em casa devido à sua situação legal na Suécia?

Não voltou ao normal porque ele ainda está lidando com isso. . . Ele ainda não chegou à imprensa. Ele vai receber muitas perguntas que as pessoas estão me perguntando que precisam perguntar a ele. Não vou dizer que está totalmente de volta ao normal. São 75% lá.

Vocês dois gravaram juntos desde que ele voltou para os EUA?

Sim. Nós gravamos algumas músicas juntos. Ele se foi, então estamos apenas tentando viver um pouco.

Como foi gravar o vídeo de sua música “Babushka Boi”?

Fizemos aquela filmagem de “Babushka” antes de ele ser preso. Uma produção como essa, essa merda é uma porra de filme. Essa merda levou dois dias, horas de maquiagem todos os dias. Filmamos essa merda em um estúdio. Aquelas casas e outras coisas não são casas reais. Foi em uma rua falsa. Eu sabia que as pessoas não saberiam que sou eu — não se parece comigo. Se eu parecesse com isso, isso seria um problema.

Você já se sentiu impressionado com o quão bem as coisas foram em sua carreira?

É daí que a ansiedade vem. Você começa a sentir como, droga, essa é realmente a minha vida? Tenho certeza de que todos os artistas passaram por isso: sem privacidade, sou essa mega superestrela, vou ter que tirar fotos quando não estiver me sentindo tão bonito. Não sei se os fãs realmente percebem que os artistas precisam passar por isso. É muita pressão. É muito pensamento interno. É muito questionável se você está fazendo coisas por si mesmo ou se está fazendo pela sua carreira. Minha ansiedade vinha de ter que abraçar e enfrentar quem eu me tornei. Eu tive que ir buscar uma casa porque é esmagador quando estou no bairro e as pessoas correndo para mim o tempo todo. Não posso mais morar no Harlem.

Qual foi o trecho mais difícil da sua carreira até agora?

Nos dois anos que tirei, estava me reajustando. Eu tenho uma casa. Eu tive que mudar de contador — apenas colocando minha vida em ordem. Luto; minha primeira namorada faleceu. Dedique um tempo para ver a família e começar a gravar novamente. Quem fará mercadorias, qual será o lançamento deste álbum e como faremos isso maior e melhor?

Como você mantém sua paz interior?

Eu medito. Eu me exercito. Eu sou muito militante também. Eu não sou como uma dessas crianças que estão aqui fora com minha cabeça giratória fazendo alguma coisa. Estou muito consciente de mim. Estou sempre checando a mim mesmo, me perguntando, “Eu realmente quero fazer isso? Estou fazendo isso apenas porque estou tentando agradar as pessoas que estão ao meu redor?” Eu apenas faço mais do que eu quero fazer. É tão fácil para um artista se queimar. Vivemos um sonho, certo? Mas as pessoas não sabem que é preciso militância, força e força de vontade para viver esse sonho. O que acontece quando você tem acesso ao mundo? É como água. A água pode te matar com muita pressão. O mundo pode te matar com muita pressão. Você pode ter o que quiser, enlouquecer, mas é realmente sobre isso? Ou trata-se de levar coisas que você pode usar para evoluir para uma pessoa mais esclarecida ou melhor você?

Algumas pessoas não sabem o que fazem. É tão fácil entrar na merda e difícil sair dela. No Harlem, eu vi pessoas fazerem merdas das quais não voltaram. Essa merda é assustadora. É um mundo assustador. Eu sempre tive medo quando jovem, mas à medida que cresci, fiquei tipo, “Por quê?” Isso também causa ansiedade. Eu sou como, “Ei, por que essas pessoas parecem desabrigadas?” Ou eu teria conversas com pessoas sem-teto quando criança. “Por que você gosta disso? O que aconteceu com sua família?” Eles ficam tipo, “Eu não sei.” Eu sou como, “O que você quer dizer?” Eu aprendi a ter medo disso. Aprendi a abraçá-lo e também como usá-lo em meu proveito. Saiba que existem armadilhas nas quais você pode entrar e que são difíceis de escapar. Eu não brinco com essa merda.

Você fez 31 anos em Outubro. Envelhecer mudou sua perspectiva?

Tenho ótimos pais que me disseram muitas dessas coisas que aconteceriam. Agora, para mim, é só validar. Volto a muitas dessas lições antigas que meus pais costumavam me dar: você vê uma luta acontecendo em um canto, segue o caminho oposto. Você vê fogo, não toca, você se queima.

Qual a lição mais importante que eles lhe ensinaram?

É fácil entrar na merda que é difícil de sair. É para todos, mas principalmente para os artistas, porque eles tentam nos usar como exemplos. Eles mal podem esperar para que a gente escorregue, principalmente como minoria. Então, não podemos. Eu não consigo escorregar. É como andar com casca de ovo. Houve um tempo em que eu entrava no elevador com uma pessoa branca e sentia que precisava ficar completamente quieto ou sorrir e agir de acordo com meu personagem porque estava desconfortável. Eu não deveria me sentir desconfortável, porque sou um humano como eles. As coisas que você vê no centro da cidade para as crianças urbanas, isso pode arruinar sua confiança. É importante que você se conheça e tenha pais que lhe ensinam história.

As experiências que você tem com o racismo desgastam você. Você não desiste.

Meus pais me colocaram no Fresh Air Fund e eu vou ver minha família White, os McCalls. . . eu os via todos os anos por cerca de quatro anos, durante duas semanas fora do verão. Eles viviam diferentes. Eles moravam no campo. Nós fomos à igreja. Bebemos leite para o jantar. Fomos caçar marmota. Nós comemos hambúrgueres de veado. Vivíamos um estilo de vida completamente diferente e vi como eles eram humanos. Eu vi o humor deles, as piadas, tudo. Eles me amavam; eu os amava. Eu era mais aberto e mais perceptivo para todos. Eu fui para a escola de arte. Eu lidei com todo mundo. Muitas pessoas que não têm a chance de experimentar isso, cria coisas que se manifestam neles mais tarde, ódio ou o que seja.

O que vem a seguir para você musicalmente?

Mais videos. Vou lançar muita música. Nós estamos indo em uma direção diferente. Sonoramente, ainda é Ferg, é apenas mais divertido, mais experimental, mais animado. É uma lufada de ar fresco. Eu tenho muita música no forno. Eles vão ficar tipo, “Droga, Ferg está de volta como se nunca tivesse saído.”

 

ferg-3
Foto por Will Ziefert

 

 

Fonte: XXL Magazine

Deixe um comentário