Uma história inédita do hip-hop dos anos 90 | Red Bull Music Academy

O prolífico fotógrafo de hip-hop T. Eric Monroe revela seu tesouro

a

Por Anthony Obst e T. Eric Monroe

1º de Setembro de 2017

a

a

Entre 1992 e 1997, T. Eric Monroe foi um dos documentaristas mais prolíficos da cultura hip-hop. Depois de começar sua carreira como fotógrafo de skate, fotografando para revistas como TransWorld SKATEboarding e Thrasher, Monroe entrou na The Source — gravitando mais em direção ao hip-hop durante um dos momentos mais emocionantes da música rep na cidade de Nova York.

“Foi literalmente um trabalho árduo”, diz Monroe sobre seu tempo indo e voltando de sua casa em Nova Jersey, mas isso o colocou em contato com artistas importantes como Nas, the Fugees, Ol’ Dirty Bastard e 2Pac em estágios cruciais de sua carreira. Equipado com sua câmera, um presente para identificar momentos envolventes e um espírito gentil e amável, Monroe capturou muitos artistas em seu aspecto mais pessoal, oferecendo um vislumbre de suas personalidades públicas.

O arquivo de fotos de Monroe está cheio de jóias desconhecidas e ele recentemente nos ofereceu uma espiada no tesouro, compartilhando algumas histórias ao longo do caminho.

z

nas
Nas — Foto: T. Eric Monroe

a

Nas

Gosto de capturar momentos atípicos, quando as pessoas estão desprotegidas e mostrando um lado diferente de si mesmas. Há momentos com Nas em que você pode realmente vê-lo. Torna-se mais pessoal. Você tem uma sensação mais pessoal da pessoa, em vez do típico registro de imprensa ou de como você acha que a pessoa deveria se parecer ou ser.

Passou-se um mês após o lançamento do Illmatic. Lembro que o burburinho sobre Nas era forte e os caras da The Source estavam muito entusiasmados com ele. Eu definitivamente demorei para tirar aquelas fotos dele. Acho que passamos uma hora ou uma hora e meia para fazê-lo. Caminhamos por Manhattan para algumas áreas diferentes. Uma foto dele está na frente de uma peça do Muro de Berlim que foi trazida para Nova York como uma obra de arte. É uma foto dele em frente a um grafite e você recebe esse tipo de olhar muito “gentil de alma” dele. Eu realmente não divulguei isso ainda.

Foi idéia sua fazer na frente da parede?

Não, foi aleatório. Estávamos apenas andando por aí. Começamos na Columbia Records, que na época ficava na [rua] 55 com a [avenida] Madison, então caminhamos cerca de dois quarteirões, em termos de circunferência, de onde estava a gravadora. Simplesmente viramos à direita na rua e havia uma abertura nesta área gigante onde estava o pedaço da parede. Eu não sabia o que era. Eu estava tipo, “Ah, vamos apenas caminhar até lá.”

a

nass
Nas (segundo a partir da esquerda) com os Fugees — Foto: T. Eric Monroe

a

Nas e The Fugees

Esse foi um dia de divulgação da Columbia Records em 1994, onde eles tinham seus novos artistas na gravadora. Eles reservaram um tempo para os artistas conversarem com a imprensa ou passearem com alguns dos fotógrafos e tirar fotos com eles. Eu os tinha todos do lado de fora e por acaso os fotografei juntos, porque eles eram os novos artistas da Columbia Records que eles estavam focando. Na época, ninguém sabia quem eram os Fugees, e além do burburinho de Nas, ele ainda era um novo artista para mim. Fotografei-os juntos em cerca de quatro quadros diferentes.

Eu definitivamente fotografei [The Fugees] um pouco. No primeiro álbum, devo tê-los fotografado algumas vezes e criei um relacionamento com Wyclef. Ele gostou de algumas das maneiras estranhas que fotografei, como usar o processamento cruzado, que é pegar o filme de slide e revelá-lo como filme para impressão — dá um tom diferente, dependendo do tipo de filme que você usa. Ele acabou me pedindo para fotografar seu casamento. Eu registrei em um sentido bem tradicional, mas foi um daqueles momentos interessantes. Lembro que saímos do casamento no caminho para a recepção e três estações de rádio diferentes estavam tocando sua música “Nappy Heads”, que foi como seu primeiro grande sucesso. Era simplesmente selvagem. Três estações de rádio diferentes estavam tocando a mesma música, literalmente logo após seu casamento, enquanto íamos para a recepção.

wy
Wyclef Jean — Foto: T. Eric Monroe

 

wyy
Wyclef Jean — Foto: T. Eric Monroe

a

Você também tem uma ótima foto de Wycelf no estúdio, essa foto em preto e branco, muito sincera. Você consegue se lembrar que sessão foi essa? Ele estava sozinho no estúdio?

Sim, foi quando ele estava trabalhando no álbum Wyclef Jean Presents the Carnival. Não sei em que músicas especificamente ele estava trabalhando naquele dia, mas tenho algumas fotos daquela sessão de estúdio… Tenho fotos dele fazendo coisas no baixo, no teclado e também tocando violão. Uma coisa sobre ’Clef é que ele é super talentoso. É meio ridículo, porque ele fala muitos idiomas — eu sei que ele fala espanhol fluentemente, inglês, francês, crioulo e não ficaria surpreso se ele falasse alemão — e ele toca vários instrumentos. Ele é um cara super, super talentoso. Então, vê-lo fazer qualquer coisa… você nunca fica surpreso com o que ele pode fazer.

a

lau
Lauryn Hill — Foto: T. Eric Monroe

a

Lauryn Hill

Ela estava dirigindo o videoclipe de “Retrospect For Life” de Common em Fort Greene, Brooklyn, e também participou da música. Foi um momento aleatório entre as fotos em que ela estava apenas no corredor. No fundo há Questlove, e Pete Rock e Tariq [Black Thought] do Roots também estavam lá. Foi apenas um momento típico de estar em um set de videoclipe e estar confortável com os artistas. Eu estava sempre flutuando para dentro e para fora e apenas tentando capturar um momento entre os momentos. Eu peguei alguns momentos de Quest e Pete Rock e alguns caras do lado de fora apenas brincando, saindo como amigos. O que é definitivamente diferente de Lauryn, apenas capturando seus pensamentos, se você quiser, no corredor. Naquele momento… Ser capaz de capturar a beleza de Lauryn andando e pensando, isso ressoa.

a

big
Big Pun com seu filho — Foto: T. Eric Monroe

a

Big Pun

Isso foi na casa de Pun no Bronx. Eu me dei bem com Fat Joe algum tempo antes e de vez em quando ele me ligava e dizia: “Ei, estamos fazendo isso” ou “Ei, estamos fazendo aquilo”. Então, tivemos alguns momentos aleatórios e então naquele dia em particular estávamos indo para o Bronx, porque acho que Fat Joe estava fazendo algum tipo de entrevista ou Pun estava dando uma entrevista para uma estação de videoclipe chamada The Box. Eles fizeram uma entrevista em vídeo com Pun em um local diferente, tirei algumas fotos da entrevista e depois voltei para a casa de Pun. Foi quando fotografei Pun e seu filho sentados na escada em frente à casa, na varanda.

Que impressão você teve de Pun e do relacionamento com seu filho? Eles parecem tão próximos nessa foto.

Foi um daqueles momentos de amor, em que o filho ficava feliz em ver o pai. Ele está segurando aquele tipo de chapéu, você sabe, pronto para dá-lo a seu pai. Há outra foto logo depois dessa em que eles estão sentados na varanda, onde Pun se inclina para dar um beijo em seu filho. É o momento em que eles ficam sentados longe um do outro, e uma vez que Pun sai do telefone, ele se inclina para o filho e lhe dá um beijo. Era definitivamente amor. O filho obviamente admirava seu pai. Ele estava feliz por estar perto de seu pai, porque Pun estava obviamente ocupado gravando um álbum, fazendo imprensa… Ele finalmente está tendo um momento com seu pai.

Enviei a seu filho e também sua esposa algumas dessas fotos online e eles as amaram. Eu tenho uma foto na mesma varanda onde está a esposa de Pun de um lado, Pun do outro lado da varanda e o filho deles está parado na porta atrás deles. É um momento familiar muito pessoal. Você pode sentir o amor, mas também pode ver o estresse que está afetando as coisas.

a

RAE AND GHOST GUN FINGERS 3kpxl.b44293b5
Ghostface Killah e Raekwon — Foto: T. Eric Monroe

a

Ghostface Killah e Raekwon

Eu os conheci na gravadora, na RCA. Acabamos descendo as escadas, caminhando alguns quarteirões. Eu estava apenas tentando encontrar uma área simples para fotografá-los e encontramos essa parede em particular. Dava para ver que eles ainda eram jovens, super famintos, super legais. Eles funcionam bem um com o outro. É por isso que você pode ver a química na imagem. Entre os momentos típicos — o cruzamento dos braços, os dedos simbolizando uma arma — você os pega quando são apenas eles e muito calmos. Um exemplo perfeito disso é a imagem de Ghostface olhando diretamente para a câmera, com seu medalhão de ouro de Jesus. Você vê um cara muito calmo e pessoal nisso. Você captura o momento em que ele é apenas ele. Mesmo quando eles estão brincando e você pega aquele momento nisso e realmente captura a essência deles, isso o torna meio que atemporal. Estou feliz por ter conseguido capturar coisas assim

a

guru
Ladybug Mecca e Guru — Foto: T. Eric Monroe

a

Guru e Ladybug Meca

Essa foto foi um daqueles momentos em que pude passar um tempo com os artistas, sendo Digable Planets quando eles estavam trabalhando em seu segundo álbum, Blowout Comb. Passei, digamos, um mês entrando e saindo, aparecendo por uma hora ou duas e, em seguida, alguns dias depois, voltava ao estúdio. Era um tipo de situação do tipo “vai e vem” com os Digables Planets. Nesse dia em particular, acho que eles não me disseram que Guru estaria lá, mas ele estava lá quando eu apareci. Eu conhecia Guru desde as primeiras sessões de Jazzmatazz, mas também costumava esbarrar com ele o tempo todo e ele era apenas um cara muito legal. Então, quando eu entrei lá, Guru estava tipo, “Oh, esse é o meu mano”, e os caras do Digable Planets ficaram surpresos que eu o conhecia, mas era tudo apenas um círculo legal de pessoas. Então, durante a sessão em que ele estava gravando “Borough Check”, eu tive fotos dele no estúdio conversando com Butterfly, escrevendo letras, repassando os sons.

g
Guru e Roy Ayers — Foto: T. Eric Monroe

a

O momento de fotografar Ladybug e Guru, que foi em uma sala ao lado do estúdio de música, eles apenas sentados lá conversando, descontraindo, e eu peguei a câmera para tirar uma foto deles juntos. Eu tenho alguns registros, mas foi o primeiro ou o segundo que fez aquela foto em preto e branco onde Ladybug está olhando para Guru e Guru está olhando para mim. Foi apenas um daqueles momentos confortáveis ​​deles apenas saindo. Você pode ver o amor, a amizade e o respeito um pelo outro. Isso realmente dá a você uma visão interna e perspectiva da camaradagem.

Obviamente, todos admiravam Guru e ele era um cara super legal. Digable Planets teve um sucesso fenomenal com seu primeiro álbum comercialmente. Eles faziam parte da cultura popular por causa da música “Rebirth of Slick (Cool Like Dat)”, e quando eles estavam trabalhando no segundo álbum, isso também deu a Guru a oportunidade de se conectar com uma base de fãs mais ampla como resultado disso. Mas de forma alguma a música estava prestes a ser uma música pop comercial. Era uma música muito do Brooklyn, muito culturalmente relevante — a forma como saiu, a forma como reproduziu Roy Ayers. Foi uma boa conexão em todos os aspectos, como foi formatado. Eles foram muito metódicos na direção que estavam tomando com o segundo álbum.

a

ODB SOURCE WALL RB 3PXL.11bade1f
Ol’ Dirty Bastard — Foto: T. Eric Monroe

a

Ol’ Dirty Bastard

Foi uma sessão de um dia que tive com ele. Foi uma tarefa real, acredite ou não. Não era apenas “OK, deixe-me fazer este momento acontecer”. Era para o artigo da The Source para a edição de ODB na revista. Acabamos indo primeiro para o Harlem para que ele pudesse fazer a barba e cortar o cabelo, e depois voltamos para Lower East Side. Estávamos na [rua] 2 com a avenida B. Minha amiga morava naquele prédio, então ela nos deu acesso ao telhado para fazer uns registros lá. Ela tinha o ângulo perfeito no telhado, onde o World Trade Center ficava ao fundo. A paisagem urbana de Nova York sempre contribui para um fundo decente, se você conseguir os tons certos no céu.

Fotografar ODB na saliência de um telhado com o World Trade Center ao fundo, foi fácil porque ele era apenas um assunto fácil de trabalhar. Obviamente, ODB sendo ODB, ele tinha muito caráter, e algumas das fotos capturaram o personagem definitivo de ODB com os óculos de sol quebrados e a parede de tijolos. Mas também os momentos de calma que você não está esperando, como aquele em que ele está apenas sentado lá e está muito calmo, apenas um momento muito pacífico e colorido de ele não ser “ODB”. O World Trade Center no canto, o céu tonifica — foi apenas um momento de paz que você normalmente não consegue ver de ODB, enquanto algumas das outras fotos eram definitivamente ODB puro, parecendo maluco, e era isso que ele queria para parecer, esse cara de aparência maluca. Foi uma experiência divertida fotografá-lo.

ODB JUNKYARD DOG 3kpxl.1323e08a
Ol’ Dirty Bastard — Foto: T. Eric Monroe

a

Nesse mesmo dia, obtivemos algumas imagens mais tradicionais de ODB. Havia um ferro-velho do outro lado da rua de onde estávamos na rua 2 com a avenida B e eles nos deixaram entrar e fotografar. Tirei essa foto dele subindo com os braços na velha porta de um carro, parecendo super maluco e super selvagem, como o típico ODB. Acho que é uma das fotos que correram na The Source. Quando ele faleceu, The Source usou uma das minhas fotos para a capa. Foi uma foto de rosto estreito dele com os óculos escuros e uma das lentes faltando, contra uma parede de tijolos.

ODB era um personagem interessante. Seu álbum disparou, seu sucesso e fama dispararam e ele acabou indo para a cadeia. No dia em que ele saiu da prisão, eu o encontrei no Irving Plaza quando os Roots estavam se apresentando. Essa era uma outra história sobre sua loucura, mas eu vi os dois lados dele.

Então ele tinha algum tipo de botão liga e desliga?

Absolutamente. Quando ele voltou da prisão, você podia olhar em seus olhos e ver a loucura. Então, quando cheguei ao Irving Plaza, eu estava andando pelo pré-show apenas filmando coisas aleatórias, e então o show começa e eu estava nos bastidores. O tempo todo, ODB foi o louco Osiris, o Menino Jesus. Todo aquele novo personagem estava surgindo. Então, estou de pé ao lado e, em seguida, ODB acaba surgindo em seu modo louco, e então ele para ao meu lado e ele simplesmente volta a Russell normal. Ele começa a me perguntar sobre o dia em que tiramos fotos em Lower East Side e eu olho para ele como: “Espere, ele está normal de novo.” Estávamos conversando e ele perguntou sobre meu amigo do prédio que trabalhamos e começamos a relembrar, e então alguém se aproxima e ele clica de volta para Osiris, modo Menino Jesus. Mais tarde naquele show — eu esqueci exatamente o que aconteceu — mas ele de alguma forma começou uma luta que fez os Roots serem expulsos do Irving Plaza e banidos por alguns anos como resultado disso, mesmo que eles não tivessem nada a ver com a luta. Então essa foi uma noite louca em si, tudo por causa de ODB. Você poderia dizer que ele estava em um lugar totalmente diferente.

a

ONYX DEEP SHADOW RB 3KPXL .71b19377
Onyx — Foto: T. Eric Monroe

a

Foi nesse dia que eles gravaram o vídeo para “Slam” com Biohazard. Esses caras eram super fáceis de lidar, alguns caras realmente legais, apesar de sua imagem hardcore. Eles sempre foram cordiais, super amigáveis, mas sabiam passar essa imagem ultra-hardcore, como se você estivesse em um show de punk prestes a entrar na roda. É assim que a energia deles era. Mas como você sabe, a maioria dos músicos hardcore, uma vez que saem do palco, eles são as pessoas mais legais do mundo. Mas entre na roda e eles vão te pegar. [Risos]

Eu me identifico com essa energia, porque ao mesmo tempo enquanto eu fazia todas essas coisas de fotografia e todas essas coisas de hip-hop, minha formação foi no punk rock. Todos os meus amigos estavam em bandas de punk rock e eu ainda ia a esses shows de punk. Então não havia diferença para mim entre lidar com hip-hop ou lidar com hardcore: eles eram a mesma coisa. Onde eu cresci em Jersey, todo mundo gostava de tudo. Skate, BMX, hip-hop: tudo fazia parte da mesma coisa. Havia segmentos, mas o grupo de pessoas com quem eu saía, todos faziam parte de tudo e aceitavam as culturas de todos ou o que quer que fossem e apenas apoiavam. Para mim, punk e hip-hop sempre tiveram uma energia semelhante. Você sente a energia e entende a história por trás dela. Eles eram mundos semelhantes a mim. Então é por isso que com um grupo como Onyx, eles faziam sentido para mim, e parecia muito honesto o que eles estavam fazendo.

a

RUNDMC SNOOP FU 3KPX.26c9b864
Snoop Dogg e Run-D.M.C. — Foto: T. Eric Monroe

 

Snoop Dogg e Run-D.M.C.

Isso foi na Filadélfia. Há um filme chamado The Show — nunca explodiu, mas o filme é sobre um show real, onde diferentes artistas atuaram dentro do filme. Então essa foi uma tomada nos bastidores onde os artistas, quando eles desceram, foram para o camarim, e também não era muito longe do palco. Lembro-me de que Snoop entrou, foi entrevistado por alguns programas de televisão diferentes e, assim que terminou as entrevistas, ainda estava caminhando e acabou encontrando o Run-D.M.C. lá também. Eu cronometrei para perguntar a eles ao mesmo tempo se eu poderia tirar uma foto deles juntos e eles disseram: “Sim, claro.”

Eles se cumprimentaram, fizeram uma ou duas fotos inicialmente e então me lembro que Snoop me perguntou especificamente: “Para quem você está fotografando isso?” Algo me disse para não dizer isso, mas eu sendo um garoto honesto… Eu disse, “The Source” e seus olhos brilharam. Ele estava tipo, “Foda-se a The Source!” Com tanta raiva e ódio. Talvez eu tenha disparado mais duas fotos depois disso e então Snoop simplesmente disparou. Ele odiava a The ource.

Isso foi na época logo após o Source Awards, onde Snoop fez seu discurso “A Costa Leste não tem amor por Dr. Dre e Snoop Dogg?”. Eu estava tipo, “Porra, eu não deveria ter dito nada.” Assim que eu disse isso, Snoop ficou puto da vida. Mas eu não queria mentir para ele, porque é um mundo pequeno, sabe?

Snoop obviamente adorava o Run-D.M.C., porque eles eram os padrinhos, eles estabeleceram as bases para a nova geração do hip-hop de apelo de massa. Eles foram o primeiro grupo daquela geração a receber atenção mundial. Foi puro amor e respeito entre eles naquele momento.

a

PAC CROWD.80afd227
2Pac — Foto: T. Eric Monroe

a

2Pac

Todas essas fotos provavelmente foram tiradas em questão de uma hora ou uma hora e meia. Ele estava dando uma entrevista para um canal de música de televisão chamado The Box e eles estavam fazendo uma reportagem com 2Pac e Thug Life. Foi no Harlem, bem em frente à escola onde ele estudou quando morava em Nova York. É por isso que escolheram esse local.

Quando eu estava fotografando ele, eu o estava pegando entre as filmagens. Ele apenas sendo ele, saindo com seus manos, enrolando seu baseado, muito simples em comparação com quando as câmeras saíram e ele foi até a multidão e estava fazendo sua entrevista em vídeo. Foram dois momentos completamente diferentes de pegar 2Pac: ele relaxando, e então quando a multidão sai, falando com a multidão, dando autógrafos e sendo 2Pac. [Mas] não havia diferença na persona.

2Pac e Notorious B.I.G.

Houve um show naquela noite em que a foto foi tirada. Deve ter sido por volta de 1993. Acho que foi Onyx e Public Enemy que estavam se apresentando. Eu estava no local e enquanto caminhava em direção ao palco, alguém me viu com a câmera e disse apenas: “Ei, tire uma foto nossa.” Então eu disse: “OK”, mas não estava prestando atenção. Vi um monte de caras lá e me certifiquei de que todos estavam na fila para tirar uma foto. Então eu olhei, estava tudo bem. Pac ergueu o dedo médio. Eu atirei e apenas continuei. Eu não pensei duas vezes sobre isso.

PacBig.462df1ea
2Pac (terceiro da esquerda) e Notorious B.I.G. (atrás, terceiro da direita) — Foto: T. Eric Monroe

 

Durante anos, o slide ficou em uma pasta, porque sempre que eu lia esses slides em particular, não olhava para a imagem de perto, porque nas fotos você não quer uma sombra no rosto de alguém e certas coisas assim. Então aquela sombra que apareceu e você realmente não conseguiu ver bem o rosto do cara… Era apenas uma daquelas coisas que eu apenas manteria em movimento, porque ninguém vai publicar por causa daquela sombra. Mas anos depois, enquanto eu limpava arquivos e tudo o mais, algo me fez parar e olhar para esta imagem e eu fiquei tipo, “Foda-se! Biggie e 2Pac juntos? E eles estão vestindo aquela camiseta ‘I’m a Bad Boy’?” A primeira coisa que pensei foi: “Você sabe quanto dinheiro perdi por não ter olhado para esta foto?” [Risos] Então, sim, foi apenas um momento de chance.

a

a

a

Fonte: Red Bull Music Academy

Deixe um comentário