Definitely Maybe: Como o álbum do Oasis ‘mudou tudo’

Por Chris Long

BBC News

29 de Agosto de 2019

a

a

Em 29 de Agosto de 1994, o Oasis lançou seu álbum de estréia Definitely Maybe com aclamação da crítica e sucesso supersônico. Ele se tornaria o álbum de estréia mais vendido do Reino Unido e movimentaria mais de oito milhões de cópias em todo o mundo, tornando a banda as estrelas do rock and roll que desejavam ser.

Aos 14 anos, “mudou tudo” para Anna Southword.

“Lembro-me de ouvi-los pela primeira vez na Sessão Noturna [da BBC Radio 1]… a energia crua, atitude e autoconfiança que transpareceu foi diferente de tudo que eu tinha ouvido antes.

“Eu mal podia esperar para comprá-lo no dia em que foi lançado. A expectativa era seriamente empolgante e eu me lembro vividamente de ir à [loja] Virgin com meu pai e tirá-lo da prateleira.”

Ela morava em Shrewsbury na época, mas diz que o álbum “me levou de volta a Manchester, de onde me mudei”.

“Os Gallaghers me lembraram da vida que eu sabia que meu pai teve em Manchester. Isso definiu minha adolescência e tem sido a trilha sonora da minha vida”, diz Anna, agora com 39 anos.

“Evoca memórias da juventude e adorei apresentá-lo aos meus filhos — ouço-o hoje e parece intemporal.”

Samantha Shiner era uma criança quando ouviu o álbum pela primeira vez.

“Eu tinha provavelmente seis anos, chegando aos sete, mas eu me lembro que meu pai costumava nos levar no pub o tempo todo e o disco estava sempre tocando.

“Tendo seis anos, eu não gostava muito, mas eu realmente gostei deles quando cheguei na adolescência e sempre continuei ouvindo esse álbum. Mesmo agora, estou com ele no meu carro nos últimos seis meses, repetindo.”

Ela diz que a “arrogância” do álbum é tão poderosa hoje quanto era naquela época e ainda capaz de inspirar as pessoas.

“Todo mundo quer ser o Oasis — e Definitely Maybe é a razão. Foi um álbum tão importante para a música britânica e ainda inspira os jovens a pegar uma guitarra e se tornar uma estrela do rock.

“Eu e meus amigos fizemos uma enquete no Twitter recentemente, tentando encontrar a melhor música do Oasis — tivemos 600.000 votos em nossa enquete final, o que mostra o quão importante eles ainda são.

“Eles são tão relevantes quanto eram naquela época e esse álbum… todo mundo ainda o ama tanto.”

Para Michael George, o álbum foi um rito de passagem.

“Eu tinha 12 anos quando Definitely Maybe foi lançado. Eu estava começando a buscar meu próprio estilo de vida e eu trabalhava entregando jornais na casa das pessoas, então tinha algumas libras para gastar nos finais de semana.

“Tínhamos duas lojas de discos em nossa cidade naquela época e eu e meus amigos íamos dar uma olhada nos últimos lançamentos em um Sábado.

“Uma semana, lá estava, Definitely Maybe. Eu tinha o dinheiro, comprei e fui para casa de bicicleta para dar uma olhada — e foi isso, eu fiquei viciado.

“As letras fáceis tornaram um ótimo álbum para cantar junto e a banda tinha uma arrogância e um estilo que era uma espécie de intimidação que eu adorei — os tênis Adidas se tornaram obrigatórios e eu comprei um também, como o do Liam.”

Ele diz que o álbum “resistiu ao teste do tempo” e foi levado a sério por seus próprios filhos.

“Minha filha de 13 anos está agora tentando encontrar uma identidade e um gosto musical e ela mudou meu toca-discos para seu quarto.

“Eu ouço ‘Rock ’n’ Roll Star’ começando, o que instantaneamente me lembra da minha primeira vez de Definitely Maybe e eu não posso deixar de cantar e dançar com minha guitarra e baquetas falsas.”

É a trilha sonora daquela época de várias maneiras. Há ótimas composições, muitas delas um tipo de realismo sujo — direto de Burnage — mas também o tipo de otimismo e euforia que o acid house tinha.

“Live Forever” é imenso, um dos registros meus favoritos de todos os tempos em todos os gêneros, e é de longe a melhor música do Oasis, não é? Tem algumas ótimas músicas, mas essa também se encaixa muito bem.

Assim que a era digital chegou, as pessoas pararam de ouvir os álbuns do início ao fim, o que significa que você perde algo da experiência.

Quer dizer, começando com “Rock ’n’ Roll Star”, como uma declaração de intenções, e então você chega ao início do terceiro lado, e você está na faixa “Supersonic” — é uma grande jornada.

Eu ouvi pela primeira vez pouco antes do lançamento. Eu conhecia a maioria das canções por vê-los tocar e em suas salas de ensaio no Boardwalk. Um monte de roupas sujas, pensei.

Mas o álbum me surpreendeu. Eu ouvi e pensei, “espere um pouco, esse bando de desarrumados é muito, muito especial”.

Eu ainda estava um pouco indiferente quando os vi pela cidade; é assim que as coisas são, sabe. Não alimente os egos das crianças.

Dan Grabham tinha 15 anos quando o álbum foi lançado e estava tão preocupado em não conseguir uma cópia no dia do lançamento que a reservou por £1 em sua loja de discos local.

“As lojas menores teriam uma alocação bastante limitada de álbuns, então eu acho que eles estavam esperando muita demanda.

“Quando saiu, muitas das faixas já haviam sido lançadas — eu comprei ‘Shakermaker’ como single em uma viagem escolar e várias das músicas foram bem tocadas na Radio 1.

“Meus amigos costumavam vir à minha casa depois da escola e ouvíamos muito Britpop — bandas como Suede, Gene, Blur e Inspiral Carpets — mas ficou claro desde o início que havia algo diferente no Oasis.

“Eles estavam tão confiantes e obviamente as músicas são brilhantes. Essa confiança foi fortalecedora e na época foi realmente emocionante de ouvir.”

Ele diz que tantos anos depois continua sendo um “álbum especial”.

“Obviamente Oasis foi massivo depois. Eu fui para Knebworth, que foi um verdadeiro momento de ‘eu estava lá’ — mas Definitely Maybe é diferente de outras coisas, provavelmente porque foi gravado quando eles não eram nada.

“Eu acho que ainda está na lista com os melhores álbuns de estréia de todos os tempos e ainda soa fresco.

“Não há faixas fracas nesse disco.”

a

a

a

Fonte: BBC News

Deixe um comentário